domingo, 22 de fevereiro de 2009

Ousar-Querer-Poder

Estas três palavras fazem parte de uma antiga fórmula hermética. Mas o que ela queria expressar com isso? Acima de tudo mostrar o reflexo no Microcosmos (Homem) dos três aspectos daquilo que Platão chamou o Logos e que nós denominamos Deus, cujo Poder é trino mas a essência é Una.
Os três aspectos são:
I.
Vontade / Lei
II.
Amor - Sabedoria / Energia - Vida
III.
Inteligência / Forma

A isto correspondia, então, a fómula Ousar-Querer-Poder, que procurava indicar ao Homem como é que poderia encarar a vida. A primeira coisa a fazer seria Ousar, que nos remete para o desenvolvimento de uma Vontade semelhante à do Deus que rege o Universo. Explica-nos o Prof. Jorge Angel Livraga que «esta [a Vontade] desenvolve-se por uma contínua atitude de coragem perante a vida; uma vocação decidida pelo risco e pelas aventuras exteriores e interiores». Trata-se, com efeito, de enfrentar os nossos limites, confrontar os nossos medos e inseguranças, de ultrapassar os nosso obstáculos. É conseguir sentir a eterna juventude e uma força interior imparável e saber vivê-las no quotidiano.

A segunda coisa é Querer, «mas querer de uma maneira tão intensa e superior que qualquer paixão humana, por sublimada que seja, não é mais do que uma sombra disforme desse Arquétipo» (Jorge Angel Livraga, O Sentido Oculto da Vida, Ed. Nova Acrópole). É um querer que vem do coração e que se mostra insaciável e que ultrapassa a razão. Isso manifesta-se no Amor por todos os Seres e todas as coisas, pois este sentimento permite-nos a aproximação ao mistério que habita em tudo no Universo, fazendo com que ultrapassemos a parte externa e conheçamos a essência.

A terceira coisa é Poder, e voltamos às sábias palavras do Prof. Livraga: «...poder, acima de tudo, pôr em prática e sob absoluto controlo, os dois primeiros elementos citados, pois os Terceiro Logos [Inteligência-Forma] nasce da união harmónica do Primeiro e do Segundo. Mais claramente: sem Primeiro e sem Segundo, não há Terceiro». Ou seja, o poder é a parte final de um processo de aperfeiçoamento interior. É a capacidade de poder realizar as coisas que se pretende, mas de uma maneira equilibrada e continuada.
Este ensinamento é algo que atravessou os tempos e que se manifestou sob várias formas. Não só na Sabedoria Hermética ou na Filosofia, mas também na Poesia. Não acreditam? Façam a relação de Ousar-Querer-Poder com «Deus quer, o Homem sonha e a obra nasce», de Fernando Pessoa. Boas reflexões.

1 comentário:

Seshat disse...

O segredo está em alcançar a proporção certa das três coisas, e pela ordem certa...Por mais estranho que possa parecer, por vezes o triângulo inverte-se.


Nunca mais escreveste nada...ficamos à espera de mais reflexões tuas!